Testemunho
Simoldes:
Liderar pelo exemplo na cardioproteção empresarial
Com mais de seis décadas de atividade e presença global, a Simoldes é uma referência na indústria de moldes e plásticos para o setor automóvel. Paulo Bastos, Diretor de Recursos Humanos, destaca como a empresa integrou os desfibrilhadores DOC como parte do seu compromisso com a saúde e segurança dos colaboradores. Com mais de 6.500 profissionais espalhados por vários países, a aposta da Simoldes vai além da prevenção: é também uma mensagem de liderança e inspiração para outras empresas.
A Simoldes foi fundada em 1959 e conta já com 64 anos de existência. Está dividida em duas grandes áreas de negócio: os moldes, dedicados à fabricação de moldes, e a divisão de plásticos, focada na confecção e fabricação de artigos plásticos para a indústria automóvel.

Estamos sediados em Portugal, mas temos uma forte presença internacional — em países como Espanha, França, Alemanha, República Checa, Polónia, Marrocos, Brasil, Argentina e México. No total, contamos com cerca de 6.500 colaboradores espalhados pelo mundo, sendo que cerca de 50% estão em Portugal.
Os nossos principais clientes são marcas da indústria automóvel, e temos uma preocupação fundamental com a segurança e saúde dos nossos colaboradores. Contamos com equipas especializadas nas áreas de segurança e saúde no trabalho, bem como equipas de emergência — é uma área que lutamos diariamente para melhorar.
“Achamos que dotar a empresa com estas ferramentas — como os desfibrilhadores — é de extrema importância. Faz parte da nossa estratégia de prevenção.”
Apostamos claramente na formação. Temos cerca de 80 colaboradores formados, prontos para dar a resposta adequada quando necessário. Claro que esperamos que nunca aconteça, mas se acontecer, essas pessoas estão habilitadas para dar o seu melhor e, no fundo, contribuir para salvar uma vida — esse é o nosso objetivo final.

Infelizmente, muitas empresas ainda não dão a devida importância a este tema. Nós, enquanto Simoldes, queremos ser diferentes. Queremos dar o passo à frente para que outras empresas também nos sigam e que, cada vez mais, existam empresas cardioprotegidas.
A comunicação interna foi uma parte essencial do processo. Já informámos os nossos colaboradores, através da intranet e outros meios internos, sobre onde os equipamentos estão localizados e como podem ser utilizados. Esta partilha de informação é fundamental para que todos saibam como agir e onde recorrer em caso de emergência.

